sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Deveria, seria, respeitaria. É tudo ia. Muito vago



Assistindo ao documentário “The Corporation” percebi o quanto que as grandes indústrias e corporações devem se atentar para o fato de que precisam respeitar o ser humano, o meio ambiente, enfim, a sociedade.  O filme retrata bem os prejuízos que grandes corporações causam não somente ao meio ambiente, mas a todo o planeta terra. Desrespeito ao ser humano como cidadão, consumidor e trabalhador. Descaso com o meio ambiente. Censura à imprensa. As corporações não se preocupam com todo esse mal que causam, só querem faturar, faturar e faturar.
Comparo empresas, com as pessoas que para sobreviverem precisam que os seus órgãos estejam funcionando o tempo todo, precisam umas das outras (pessoas), precisam da natureza. Os órgãos das empresas são as pessoas que fazem parte dela, que a fazem funcionar. Assim como as pessoas as empresas precisam de outras empresas, precisam das pessoas e também do meio ambiente. Já que precisa de tudo isso, deveria ser ao menos grata e cumprir o seu papel social.
Em um dos depoimentos do vídeo documentário, alguém disse que as corporações são monstros. Concordo. Já assisti a muitas notícias negativas de grandes empresas tratando de descasos ao meio ambiente e as pessoas. E após assistir ao filme fiquei mais indignada com tamanho desrespeito de várias empresas. Muitas ainda estão no tempo da escravidão. Escravizam mão de obra, usam crianças para trabalharem e lucrarem alto com o trabalho delas. Usam as pessoas carentes, pagam um merrequinha. Exploram o que podem e o que não podem. Elas enriquecem cada dia mais, e essas pessoas empobrecem cada dia mais. Ficam pobres de esperança, de saúde e dinheiro também.
Meio ambiente bem cuidado reflete em saúde e qualidade de vida, certo. Segundo o documentário, depois que indústrias descobriram fazer produtos químicos e começaram a poluir o meio ambiente com a sujeira que produzem e não colocam em lugar adequado, várias epidemias de doenças atacaram as pessoas. O câncer é um deles. Crianças que nasceram com deficiências ou adquiram após estarem em contato com DDT, por exemplo. Um descaso com a saúde e segurança alheia. Sem falar no maltrato aos animais.
Não respeitam nem os consumidores, pelo contrário manipula-os. Para elas, quanto mais frágil for o consumidor, melhor. Querem transformar as pessoas em consumidores inconscientes, seduzindo os com ilusões, transformá-los em robôs.  Fiquei estarrecida, ao descobrir que quando as torres gêmeas desabaram, enquanto centenas de pessoas choravam a morte de entes queridos e o mundo se sensibilizava com o ocorrido, negociantes, corporações comemoravam, pois o preço do ouro ia subir. Felizes com a desgraça dos outros.
Para essas corporações o lucro é muito mais importante que os conceitos, são incapazes de seguir as normas sociais. Censuram os jornalistas, oferecem dinheiro, e ainda utilizam a mídia para mostrar uma boa imagem da empresa. Acredito que todas as pessoas deveriam sabe o que está por trás daquela calça, sapato, perfume de marca. Será que as fabricantes destes produtos se preocupam com o meio ambiente? Será que se preocupam com a saúde de quem consome o que ela produz? Ou será que ela é uma das responsáveis pela existência do câncer? Será que uma criança, da idade do seu filho, trabalha para que você possa usar um destes produtos que você tem na sua casa?
Seria muito bom se as corporações se preocupassem com o futuro do nosso planeta, visto que ela precisa da natureza, dos animais e das pessoas pra existir. Seria muito bom se ao menos mídia pudesse e se esforçasse para mostrar todos os prejuízos causados pelas corporações. Acredito que a mídia jornalística deveria ser completamente separada da mídia publicitária, talvez assim o mundo fosse um pouquinho diferente. Ou ao menos se o jornalismo científico fosse mais atuante. As pessoas seriam mais informadas e conscientes, dessa forma cobrariam mais. E essas grandes corporações respeitariam mais o ser humano. Mas... deveria, seria, respeitaria. É tudo ia. Muito vago.  

0 comentários:

Postar um comentário

Fique a vontade em comentar.Críticas (desde de que sejam construtivas) e sugestões são bem vindas.
Favor não usar palavrões.
Alguns textos não são meus, mas tem os devidos créditos.
Então fique a vontade pra copiar os meus textos, porém coloque os créditos por favor. Afinal plágio é crime.
Obrigada pela visita e que Deus abençoe sua vida.